Fique Conectado

Entre em nossa lista de emails e mantenha-se informado sobre as novidades e publicações do site!

 

 

Fundada em 1º de Outubro de 2013, a Academia de Letras do Brasil - Seccional Bragança-PA acaba de fechar o seu quadro de associados, mediante decisão tomada em comum acordo com a diretoria executiva, e os três presidentes, Ribamar Oliveira (Pte. Regional); Roberto Amorim (Pte. Municipal); e Francisco Weyl (Pte. Executivo).

Após examinar os currículos dos candidatos à imortalidade, a ALB-BRAGA orientou a sua decisão para profissionais e expressões da cultura e da sociedade bragantina e paraense, como professores, médicos, empresários, e poetas.

 Entre as cadeiras a serem ocupadas, está a de Número 36, que pertenceu à saudosa acadêmica Maria de Fátima Monteiro Ferreira, falecida no mês de julho deste ano. O Neo Acadêmico Denis Brito foi eleito para assumir esta cadeira, que agora terá eternizado o nome de Maria de Fátima como Patronesse.

 "Chegamos a um consenso, e definimos o nosso quadro de sócios efetivos da ALB, mas ainda poderemos efetuar novas adesões, depois do recadastramento que estamos realizando, em obediência rigorosa aos nossos Estatutos e ao Regimento Interno", esclareceu o presidente Regional, Prof Ribamar Oliveira.

 Transmitida ao vivo pela Internet, a cerimônia de posse dos novos acadêmicos ocorrerá no mês de Dezembro, em solenidade festiva, no auditório Maria Lúcia Medeiros, UFPA - Campus de Bragança.

 Tomarão posse nesta noite os Neo Acadêmicos: Paulo Sérgio Weyl Albuquerque Costa (Cadeira Nº 13); Manoel de Souza Ramos (Cadeira Nº 19); Denis Brito (Cadeira Nº 36); Maria do Socorro Braga Reis (Cadeira Nº 44); Jaqueline Araújo da Silva (Cadeira Nº 45).

 E ainda os Neo Acadêmicos Francisco Pereira de Oliveira (Cadeira Nº 46); Luís Henrique Brito Ferreira (Cadeira Nº 48); Milton Mateus Lobão (Cadeira Nº 49); e Marcos Morelle Azevedo Cruz (Cadeira Nº 50)

 Além da posse, haverá a outorga do Título de "Dr Honoris Causa" ao Reverendíssimo Bispo da Diocese de Bragança, Dom Jesus Maria Berdonces; Título de Causas Imortais à várias personalidades; e a instalação do Pólo da ALB/Seccional Municipal de Tracuateua; e a nomeação do presidente pró-tempore da ALB/Sul e Sudeste do Pará, o poeta Airton Souza.

 A Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança (ALB-BRAGA) é vinculada a Academia de Letras do Brasil - Nacional, que foi autorizada a funcionar por Austragésio de Athayde,  então presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL).

 As duas academias são similares, mas distintas, ou seja, enquanto a ABL foca apenas o mundo das letras, a ALB é uma entidade mais aberta, porque para além das letras e da literatura, tem entre seus imortais, nomes ligados a cultura, a sociedade, e  as relações humanas e sociais.

 Assim sendo, seus acadêmicos tanto podem ser literatos quanto, por exemplo, artistas, professores, advogados, jornalistas, cineastas, economistas, e diversos tipos de outros profissionais, e criadores, desde que articulados ao espectro social, sob os princípios do humanismo e da liberdade criativa.

 O mais importante projeto da ALB-BRAGA é a "Escola dos Pequenos Poetas e grandes Escritores", ainda em fase de formação, e com previsão de funcionamento a partir de 2017.

 E a partir do próximo ano, a escola será designada "Academia Juvenil de Letras do Brasil", sendo a primeira no território nacional, idealizada e criada no Município de Bragança do Pará, a partir de proposição do presidente regional Ribamar Oliveira.

 Além deste projeto, hoje a ALB-BRAGA realiza, em parceira com o Jornal Tribuna do Salgado, na realização FICCA – Festival Internacional de Cinema do Caeté, na sua terceira edição, e da Feira Bragantina do Livro – FEBRALI, que acontece pela primeira vez este ano.

 Com princípios éticos e orientação de natureza cultural, a ALB-BRAGA é uma entidade aberta, ao serviço das grandes causas de seu tempo, que preserva os valores históricos da cidadania e da formação do caráter e da espiritualidade humana.

 A ALB tem sua sede provisória na Rua Dr. Roberto, 856, bairro  Cereja (CEP: 68.600-000) - Bragança / Pará / Brasil. Telefones: (091) 3425 1106 / 99998 2920.

 

Texto: Beto Amorim e Francisco Weyl

 





© . ALB - Academia de Letras do Brasil - Seccional Bragança-Pará. Todos os direitos reservados. CNPJ: 19.364.854/0001-85.
Caéte Web - Criação e Hospedagem de Sites